quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pilates solo e aparelho

Existem duas maneiras de praticar a atividade: sobre Máquinas/Aparelhos que foram desenvolvidos especialmente para o método e o Mat/Solo onde os exercícios são executados sobre um colchonete, podendo ainda ser acrescentado aparelhos auxiliares.

Toda a prática de atividade física promove benefícios, quando falamos em pilates esses benefícios são mais qualitativos e apalpaveis pelo fato de promover um estado de equilíbrio (físico e mental) aumentando a capacide funcional para produzir mais, com menos esforço. 
Com a atividade seu corpo torna-se mais tonificado, reorgoniza a postura, estimula a circulação, melhora: (o condicionamento físico geral, a flexibilidade e a mobilidade articular, resitência da força física e mental). Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal, equilíbrio e a coordenação motora. Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna.
O método é eficaz na reabilitação de patologias porque ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a as articulaçes dos tornozelos, joelhos, punhos, cotovelos, ombros e principalmente a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo ajudando aliviar pinçamentos e compressões de discos (hérnia de disco). Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região afetada proporcionando uma senssação de alívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário