quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Musculação na terceira idade

A prática de musculação ou da atividade localizada com sobrecarga vem crescendo entre as pessoas acima de 60 anos, inclusive sendo recomendada por profissionais da área da saúde. Estamos certos de que hoje a doença do novo milênio é a osteoporose, segundo a Fundação Nacional de Osteoporose (National Ostoporosis Foundation- 1998), e a atividade física, principalmente a musculação, é a melhor forma de se prevenir e, em alguns casos, até de reverter quadros desta doença.
A grande eficiência em estimular a massa muscular e óssea apresentada pelos exercícios localizados com carga, chamados genericamente de exercícios resistidos e geralmente realizados com pesos, chamou a atenção de pesquisadores para a possibilidade de sua utilização em promoção de saúde, particularmente no caso de idosos, em que a Osteopenia e a Sarcopenia são importantes. Esta idéia foi estimulada pela constatação de que a mobilidade articular geralmente limitada do idoso também melhorava rapidamente.

Um comentário:

  1. Estou agora neste momento visitando este BLOG e posso dizer a importância que vejo em saber de tantas informações necessárias para uma qualidade de vida saudável não somente para os idosos mais para qualquer idade.Parabéns pela iniciativa de estimular as pessaos carentes de informações e em fazê-las acreditarem na possível chance de 100% de se recuperarem. Assim sendo, passo a ser seguidor deste BLOG participando do INTERCAMBIO FISIOACADÊMICO. Convido a todos que participem promovendo e participando através de uma integração socil pelas informações por testemunhas, vídeos e fotos de recuperações.
    Parabéns e sucesso...

    ResponderExcluir